Sábados Interativos destaca a temática do lixo durante apresentações

O lixo foi um dos protagonistas de mais uma edição do projeto Sábados Interativos, realizado no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. Estudantes dos cursos técnicos se reuniram, neste sábado (8), para apresentar trabalhos mostrando diversos aspectos sobre o tema, além de outros assuntos relacionados à Agricultura, Agroindústria e Zootecnia.

Equipe demonstrou como usar e a importância da compostagem doméstica

O destino do lixo foi abordado de diversas maneiras, seja como problemática social ou através de alternativas de aproveitamento de materiais que seriam descartados, como por exemplo a compostagem doméstica, uma reciclagem de resíduos orgânicos para produção de fertilizantes de plantas.

Resgate de brincadeiras populares através da reutilização de materiais que seriam descartados

Ou ainda a utilização de materiais descartados no próprio campus para confecção de jogos populares, damas e peteca por exemplo, e de instrumentos musicais. O sabão ecológico foi mais uma alternativa demonstrada como forma de reutilização de óleo de cozinha e soro residual da elaboração de queijo.

Apresentações são marcadas pela troca de conhecimentos

“Estudar sobre o assunto nos provocou uma reflexão. Sabíamos dos problemas causados pelo lixo, mas não tínhamos ideia de que afetava tanta gente e até nós mesmos”, afirmou o estudante Jorge Renan, que apresentou sobre as problemáticas do descarte do lixo eletrônico. O aluno Luiz Eduardo Macedo, ao lado de sua equipe, demonstrou na prática como funciona uma composteira. “Foi uma experiência nova, tivemos que pesquisar bastante. É muito interessante, porque podemos usar em nossa própria casa”, disse.

Diversos outros temas foram apresentados durante o Sábados Interativos

Além da temática do lixo, diversas outras foram abordadas, como tecnologias de bebidas, sistema de criação de galinhas caipiras, doenças em peixes de água doce, dentre muitos outros. O programa Sábados Interativos tem como objetivo trabalhar a interdisciplinaridade e o uso das tecnologias no processo educacional.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49