Projeto Sábados Interativos destaca consequências de desastres ambientais e qualidade da água

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realizou, no último sábado (16), mais uma edição dos Sábados Interativos, seguindo o objetivo do projeto, de promover maior aprendizado a partir da interdisciplinaridade e da troca de experiências.

"Aprendemos muito", disse o estudante Anderson Michel

Entre os estudantes do curso Médio Integrado em Agropecuária, os assuntos em destaque foram os desastres ambientais e a qualidade da água. Diversos trabalhos apresentaram temas relacionados ao desastre ambiental em Brumadinho (MG), ocorrido devido ao rompimento da barragem de rejeitos de mineração, como as consequências da contaminação com metais pesados para a alimentação, a fauna e a flora.

A equipe do estudante Anderson Michel falou sobre a possibilidade de reutilização de água. Através de uma maquete, mostrou um projeto de reutilização no próprio campus, reaproveitando a água do refeitório para a criação de aves em um sistema semi-intensivo. “Gosto muito da parte animal e realizar esse trabalho foi muito interessante, porque envolvemos três disciplinas e aprendemos muito”, disse Anderson.

"Do pasto à mesa": alunos mostraram elementos do ciclo de alguns animais

Esta edição do projeto Sábados Interativos contou ainda com diversas palestras ministradas pelos próprios estudantes, com temáticas variadas e com um espaço especial, denominado “Do pasto à mesa”, que apresentou um pouco da cadeia animal de abelhas, suínos, bovinos, desde a produção até o beneficiamento de produtos derivados, como queijos e kaftas.

Estudantes ministraram palestras com temáticas variadas

Para a diretora-geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, o resultado das apresentações realizadas é muito positivo. “O projeto Sábados Interativos é um compartilhamento de aprendizados, além de incentivar os alunos a se prepararem melhor para falar em público, para responder questionamentos. É uma dinâmica diferente, que envolve diversos elementos da formação do aluno”, avaliou.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49