Projeto busca o despertar para a vontade de empreender a partir do incentivo à educação

Estudantes do quarto ano da Escola Daniel Berg, localizada no Assentamento Água Viva I, em Petrolina, visitaram, nesta quarta-feira (24), o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, onde conheceram as atividades desenvolvidas nos setores de Piscicultura e Meliponário.

Ação despertou a curiosidade das crianças em diversos momentos

A ação faz parte do projeto de Extensão “Empreendedorismo e inovação nas Escolas”, que tem como objetivo despertar nas crianças a ideia de que é possível modificar sua própria realidade, a partir da vontade de empreender. “É na base que devemos começar a provocar essa vontade, estimulando a proatividade e a confiança. Além disso, é uma forma de mostrar projetos e atividades que são desenvolvidos no campus”, afirmou a orientadora do projeto, Rosemary Barbosa. ,

O bolsista do projeto, Francicleyton Rodrigues, falou sobre seus aprendizados

Durante a visita, as crianças conheceram os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão de maneira bastante lúdica, explicados pelos próprios estudantes do campus. Para o bolsista do projeto e morador do Assentamento, Francicleyton Rodrigues, esta é uma oportunidade de mostrar que existem outras realidades possíveis através da educação. “Está sendo muito bom, porque estou levando um pouco do que aprendo aqui para minha comunidade e posso ver o quanto desperta a curiosidade deles”, disse.

Estudantes conheceram os setores de piscicultura e meliponário e atividades realizadas

Esta é a segunda atividade realizada pelo projeto com os alunos. A primeira aconteceu na própria escola, com o apoio das professoras do curso de Agroindústria, Roberta Mesquita e Vanicleia Oliveira. Segundo Roberta, foi um momento de falar sobre em que trabalha a Agroindústria e sobre a produção alimentícia. “Fizemos a demonstração de como fazer o pirulito de biscoito banhado no chocolate. Antes os alunos assistiram a explicação de onde vem o chocolate, a planta que dá origem ao alimento, de modo bem didático, depois deixamos as crianças colocarem a mão na massa”, explicou.

O projeto, iniciado no ano passado, prevê como culminância a realização de uma feira de empreendedorismo e inovação na Escola Daniel Berg.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49