Ação promove distribuição de mais de 170 mudas e mil sementes de plantas nativas da Caatinga

Conhecer para preservar. Este é um dos motes da Trilha Ecológica do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, que neste domingo (28) foi até o River Shopping fazer uma homenagem ao Dia da Caatinga, através da distribuição de mudas e sementes de plantas nativas.

Dona Dulcelina levou 14 mudas para plantar em Arcoverde (PE)

Teve gente muito ansiosa chegando cedinho para garantir as espécies de sua preferência, como umbuzeiro e caraibeira, plantas das mais procuradas. Teve gente vindo de longe para participar da ação. E logo, logo as 174 mudas e mais de mil sementes, entre umburana de cambão, angico, catingueira, baraúna, pereiro, dentre outras, foram doadas e serão cultivadas em diversas áreas da região.

Ação chamou atenção de muitas pessoas e logo todas as mudas e sementes foram doadas

Dona Dulcelina Alves fez questão de estar presente e garantiu 14 mudas, além de sementes de caraibeira. “Vou levar para o interior de Arcoverde, onde tenho uma terrinha. Minha vontade é ter um espaço onde a caatinga cresça. Achei maravilhoso”, disse.

,

Exposição fotográfica mostrou um pouco da riqueza e diversidade da fauna e flora da Caatinga

Para a estudante Emanuela Beatriz Souza, o primeiro passo para a preservação e conservação do bioma Caatinga é o reconhecimento de seu valor. “O conhecimento sobre a fauna e a flora, suas propriedades é muito importante para a conscientização das pessoas e é isso que estamos trazendo com essa distribuição de mudas e sementes. Fico muito feliz porque a Trilha Ecológica consegue atingir o coração de cada pessoa”, afirmou.

Na imagem, integrantes do Projeto Trilha Ecológica: professores Elizângela Souza, Daniel Amaral, Ana Sélia Novaes e Renata Rodrigues; estudantes Emanuela Beatriz, Ítalo Ramon, João Rafael Moura, Luiza Bittencourt e Ipojucan Miranda

As riquezas da Caatinga foram mostradas ainda numa exposição de fotos sobre sua fauna e flora, registros feitos pela estudante Luiza Bittencourt e o professor Daniel Amaral. Imagens que ilustram um pouco de sua beleza e diversidade.

A Trilha Ecológica é um projeto de extensão desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural que propõe educação ambiental através do conhecimento de plantas da Caatinga. Reunindo 28 espécies de plantas nativas, o projeto prevê ainda produção e doação de mudas e de sementes.

Qualquer pessoa ou grupo interessado pode fazer a trilha ou solicitar mudas e sementes. Para isso, basta agendar através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49