Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Pronatec forma primeiras turmas em Curaçá

Oportunidade de garantir formação profissional, sem precisar sair do município onde mora. Essa possibilidade foi concretizada nesta segunda-feira (01), com a formatura de 193 estudantes de cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, oferecidos na Unidade Remota de Curaçá, em parceria entre o câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE e a Prefeitura Municipal.

A solenidade contou com as presenças do reitor do IF Sertão-PE, Ivaldo José da Silva, do pró-reitor de Ensino, Adelmo Santana, da diretora do câmpus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, da supervisora dos cursos Pronatec do câmpus, Gidalva Santos, do coordenador adjunto do Pronatec, Fábio Freire, do prefeito de Curaçá, Carlos Brandão, além de secretários municipais.

Os oito cursos concluídos foram iniciados em 2014, com a expectativa de fortalecer o mercado de trabalho. Os anseios dos estudantes foram relatados com emoção. “Foi uma oportunidade de reacender essa vontade de estudar e agora não quero mais parar”, disse a formanda do curso de Operador de Caixa, Ana Gabriela Evangelista.

Mais de 190 estudantes se formaram nos cursos Pronatec

O formando do curso de Agricultura Familiar, Luiz Venceslau, falou da força de vontade de aprender, dos desafios e superações. “Que esse curso abra novas chances de emprego”. Além dos citados, foram ofertados os cursos de Operador de máquinas e suplementos agrícolas, Montador e reparador de computadores, Operador de Retroescavadeira, Agente de proteção social básica, Porteiro e Vigia e Tratorista Agrícola. Outras três turmas estão em andamento.

Parceria

 Reitor Ivaldo José da Silva destacou importância da parceria com o município

A parceira entre Instituto Federal e município foi destacada por todos os presentes como imprescindível para a realização dos cursos em Curaçá. O reitor, Ivado José da Silva, reconheceu o interesse da gestão municipal em oferecer oportunidades para a população e parabenizou os estudantes. “Esses cursos proporcionaram a Curaçá a transformação. A construção do conhecimento ninguém tira de vocês. Temos que comemorar as primeiras conquistas e trazer novos cursos e programas, para fortalecimento dessa comunidade via educação tecnológica e profissional”, afirmou.

Para a diretora-geral, Jane Perez, é uma honra para o câmpus Petrolina Zona Rural participar da qualificação do município e propiciar crescimento profissional e cidadão. “Essa parceria do Instituto com o município é que faz ter o sucesso que temos hoje. Vocês abraçaram a oportunidade de ter uma qualificação técnica de excelência e o no que depender do instituto vamos manter essa parceria por muito tempo”, garantiu.

Emoção durante entrega de certificados

O coordenador adjunto do Pronatec, Fábio Freire, destacou o baixo índice de evasão das turmas e o fato de que os cursos estão atendendo à demanda local. Filha da terra, a supervisora dos cursos Pronatec, Gidalva Santos, reforçou o empenho do IF Sertão-PE em levar educação tecnológica e profissional para além dos câmpus . “Essas são as primeira turmas de tantas que vão vir. O Pronatec é real, deu certo”, afirmou.