Servidores que atuam nas coordenações de Extensão e Estágio participam de treinamento na reitoria do IF Sertão-PE

Um treinamento direcionado a duas modalidades de estímulo à formação profissional, o Estágio e o programa Jovem Aprendiz, reuniu, entre quarta (11) e sexta-feira (13), na reitoria, servidores que atuam nas coordenações de Extensão e Estágio dos sete campi. A iniciativa foi ministrada pelo assessor de Relações com o Mundo do Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Thiago Loureiro, com o objetivo de apresentar aos servidores do IF Sertão-PE os módulos do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) que fazem o registro e o acompanhamento dos estagiários e dos estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz.

O treinamento sobre os módulos de Estágio e Jovem Aprendiz ocorreu em dois dos três dias de encontro dos servidores das áreas de extensão e estágio

“A ideia do treinamento foi compartilhar o trabalho que a gente tem feito nos programas de Estágio e Jovem Aprendiz do IFRN, para que os servidores do IF Sertão-PE se apropriem dos módulos e, em breve, possam implantar os programas em todos os campi, como já vem sendo implantado em toda a Rede Federal. Com o Suap, a gente consegue ter um controle mais efetivo do fazer institucional”, afirmou o instrutor Thiago Loureiro.

Para a coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus Santa Maria da Boa Vista, Karisa Barros, conhecer a experiência de uma instituição que foi pioneira na implantação do Suap pode contribuir com o desenvolvimento das atividades no setor. “A gente viu toda a legislação que rege o Estágio e o Programa Jovem Aprendiz, como captar as vagas e como alimentar os módulos do Suap. Estou na expectativa de aderir a esses módulos, que vão ajudar muito ao unificar e padronizar”, destacou ela.

Representantes dos sete campi participaram do treinamento e planejamento de ações

Além do treinamento dos módulos do Suap com o instrutor Thiago Loureiro, os representantes dos setores de Extensão e Estágio dos sete campi se reuniram, na manhã desta sexta-feira (13), com o pró-reitor de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, Vitor Lorenzo. Na ocasião, foram socializadas informações sobre o Fórum de Extensão, a divulgação do edital de apoio a grupos de extensão (em construção), a implantação do processo de curricularização dos cursos superiores e realizado um planejamento colaborativo para os próximos quatro anos.

“A nossa expectativa é que a extensão ganhe mais visibilidade no IF Sertão-PE, assumindo o seu protagonismo como um dos três pilares, junto com o ensino e a pesquisa, e que a gente consiga atender de maneira mais adequada e eficiente a comunidade externa”, afirmou o pró-reitor Vitor Lorenzo, titular da pasta desde o último dia 20 de fevereiro.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br