Pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE é o novo coordenador do Forplan

Pela primeira vez, o pró-reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Jean Alencar, assumiu o cargo de coordenador do Fórum de Planejamento e Administração (Forplan), órgão vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A cerimônia de posse ocorreu no dia 26 de fevereiro, data em que também foi realizada a transmissão das coordenações. A duração do mandato é de um ano, sendo possível a recondução por igual período.

Realizada de forma virtual, a eleição para a coordenação do Forplan ocorreu no dia 17 de novembro de 2020, durante processo de consulta aos pares. Composto por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Forplan é o órgão responsável por assessorar o Conif em questões referentes a matriz orçamentária, planejamento de aquisições e outras demandas junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O fórum é formado por 41 pró-reitores da Rede Federal, sendo 38 representantes dos Institutos Federais, dois dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e um do Colégio Pedro II.

A escolha do novo coordenador do Forplan, Jean Alencar, foi realizada de forma virtual pelos pares e ocorreu em novembro de 2020

Segundo Jean Alencar, uma das suas principais metas à frente da coordenação do Forplan será a de “aproximar ainda mais o fórum junto ao MEC/Conif, no que diz respeito às ações voltadas à melhoria do orçamento e às ações de planejamento da infraestrutura da rede, além da padronização das ações executadas no âmbito da Administração”. Neste contexto, a necessidade de readaptação das atividades ao modelo de ensino remoto, em virtude da pandemia de Covid-19, implica desafios adicionais: “embora não estejam acontecendo aulas presenciais, as demandas para a Administração não param, além do cenário de corte orçamentário e a necessidade de um replanejamento com olhar no retorno presencial, pois este trará aumento de despesas devido às necessidades de melhorias sanitárias”, destaca o coordenador.

Pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE, Alencar assume a coordenação do Forplan pela primeira vez

Entre outras ações, Alencar defende ainda uma mudança no cálculo da matriz orçamentária do Conif, “tomando como base a definição de pisos para as unidades administrativas (Campi e Reitoria) da rede, de modo que na distribuição do orçamento se garanta primeiro este piso – que seria uma garantia de despesas básicas das unidades, levando em consideração os custos sem alunos nos campi – e, depois de garantido isto, o restante do orçamento seria distribuído por matrícula de alunos”, explica. “É também uma forma de demonstrar ao MEC nossa real necessidade de orçamento”, conclui.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br