Rede Federal realiza reunião do Conif em Roraima

Durante três dias, as maiores autoridades dos Institutos Federais (IFs) do Brasil estiveram em Boa Vista (RR) para discutir os rumos da educação profissional e tecnológica.  A 53ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu 28 autoridades, entre reitores e representantes dos IFs, em evento organizado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Na manhã da terça-feira (9), houve a abertura do evento no auditório do Aipana Plaza Hotel, com exibição de vídeo institucional do IFRR, apresentação do Coral Canta IFRR e lançamento do livro Proeja: um sonho possível, de autoria dos professores Dr. José Gomes da Silva e Ma. Leila Márcia Ghedin. Além disso, o pleno do Conif prestou homenagem ao pós-doutor Gilson Garófalo pelo importante trabalho prestado à instituição.

A reunião do Conif foi realizada em Boa Vista, capital de Roraima, para discutir os rumos da educação profissional e tecnológica

Os reitores também visitaram, na tarde de quarta-feira (10), o Câmpus Boa Vista Centro, local em que as autoridades conheceram o projeto Doutores da Informática e acompanharam a apresentação de robôs criados por estudantes. Além disso, visitaram as instalações gerais do câmpus e degustaram um coquetel preparado pelas alunas do programa Pronatec/Mulheres Mil.

Em relação à pauta da reunião, os reitores se debruçaram sobre a organização do X Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e avaliaram a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A discussão também contemplou os valores dos limites orçamentários para a Rede Federal, o Congresso Mundial da Federação de Colleges e Politécnicos (WFCP) 2016, os cargos e atribuições de técnicos administrativos em educação e as Escolas de Fronteiras.

Reitores visitaram câmpus e conheceram diversos projetos desenvolvidos pelo IFRR

O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Belchior de Oliveira Rocha, fez um balanço do evento. “A reunião foi excelente, com presença maciça dos reitores e o cumprimento da pauta. Tivemos oportunidade de conhecer um pouco o IFRR e parabenizamos todos os servidores, principalmente os alunos, pelo trabalho que é feito aqui”, comentou Rocha.

A 53ª Reunião do Conif reuniu 28 autoridades, entre reitores e representantes dos IFs

Para o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, a primeira reunião do Conif em Roraima foi de grande satisfação. “Ficamos surpresos com o número de participantes na reunião. Estamos muito felizes por receber a Rede Federal e poder mostrar o contexto regional aos visitantes, e discutir os entraves para fazer educação profissional na Amazônia. Além disso, tivemos uma pauta importante, com destaque para a situação financeira e orçamentária dos Institutos Federais”, frisou o reitor.

Texto: Ascom/IFRR

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro