Unidade Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes recebe visita da reitora Leopoldina Veras

Na manhã da última quarta-feira (04), a reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Leopoldina Veras, visitou a unidade penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, localizada no município de Petrolina. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura dos cursos de Pedreiro e Agricultor Orgânico, que estão sendo ofertados pelo IFSertãoPE na unidade, no âmbito do programa de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada (EJA/FIC Integrada).

No local, a reitora e a equipe responsável pelo Projeto EJA/FIC no IFSertãoPE foram recebidos pelo diretor da unidade penitenciária, Alessandro Barbosa; bolsista de apoio acadêmico do EJA/FIC Integrado Sheila de Araújo e pelo diretor da Escola Estadual Bento XVI (que funciona na unidde) e também coordenador do Programa EJA/FIC na penitenciária, Nysley Nunes. Após uma reunião entre as equipes gestoras, da qual participou também o pró-reitor de Extensão e Cultura Vitor Lorenzo, a comitiva do IFSertãoPE conheceu as salas de aula onde acontecem os cursos, os locais de aulas práticas, tais como a horta, e tiveram também a oportunidade de conversar com os alunos.

Os cursos têm carga horária de 200 horas e são ofertados de segunda a sexta-feira na penitenciária. “O IFSertãoPE oferece aos detidos a possibilidade de aprender uma profissão. Isso contribui imensamente para a ressocialização deste público, uma ação tão necessária e urgente para a sociedade. Saímos da Unidade extremamente emocionados com o que vimos e cheios de ideias para novos cursos e ações”, avaliou a reitora Leopoldina Veras. Para este ano, já estão previstos dois novos cursos para a unidade penitenciária Dr. Edvaldo Gomes: Pintor de Paredes e Eletricista.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br