Representantes do IFSertãoPE participam de encontro regional sobre internacionalização dos Institutos Federais

Nos dias 10 e 11 de maio, representantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) participaram do encontro “Pontes Americanas de Internacionalização dos Institutos Federais da Região Nordeste do Brasil”, promovido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife. O evento, que ocorreu na sede do Centro Binacional ABA Global Education, na capital pernambucana, teve como objetivo reunir gestores das instituições de ensino para discutir e fortalecer ações de internacionalização.

A convite do consulado, participaram do encontro a coordenadora de Relações Internacionais, Sarah Duarte, e a reitora do IFSertãoPE e atual presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras. Enquanto a reitora participou da abertura do evento de forma remota, devido a uma reunião do Conif que decorria em Macapá (AP), a coordenadora esteve presente no local.

Representantes dos Institutos Federais do Nordeste participaram do encontro

Durante o evento, a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), por meio da unidade consular em Recife, apresentou as iniciativas do programa “Pontes Americanas”, que busca ampliar as informações sobre estudos naquele país. O programa será implementado em mais de 400 campi dos Institutos Federais em todos os estados brasileiros, conectando milhares de estudantes brasileiros aos EUA por meio de programas administrados pelo EducationUSA e pelos American Spaces (Espaços Americanos). O programa também oferece oportunidades de aprendizagem da língua inglesa, programas culturais e oportunidades de intercâmbio, a exemplo dos Jovens Embaixadores, Power 4Girls, Jovens Líderes das Américas (YLAI) e outros recursos, como o eLibraryUSA.

A coordenadora de Relações Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Duarte, destacou o potencial do encontro para a instituição

Para a coordenadora de Relações Internacionais do IFSertãoPE, o evento representou uma ação inédita na região, ao proporcionar uma “jornada imersiva no amplo universo da internacionalização acadêmica”. Segundo Sarah Duarte, “o encontro fortaleceu ainda mais nossas ações de implementação da política de internacionalização como um eixo estratégico institucional, na medida em que estamos buscando para nossos alunos concretizar as melhores oportunidades para a mobilidade acadêmica internacional”.

“A nossa meta é engajar nossos alunos a participarem dos processos de seleção Jovens Embaixadores e Power 4Girls, ambos programas voltados exclusivamente para os alunos da rede federal de educação, ciência e tecnologia”, destaca a coordenadora. “O governo estadunidense, através do seu representante de educação e cultura do Consulado Geral em Recife, já esteve conosco em Petrolina, numa visita em que mostramos o potencial dos nossos alunos na cultura Maker e STEM (sigla usada para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, relembra.

Pontes Americanas

O Pontes Americanas é um programa do Escritório de Espaços Americanos do Brasil, em colaboração com o Conif. O seu objetivo é construir “pontes” entre o Brasil e os Estados Unidos, oferecendo oportunidades para a geração de jovens estudantes brasileiros. O programa visa facilitar o acesso das instituições da Rede Federal aos centros de aconselhamento do EducationUSA e aos Espaços Americanos, que são fontes oficiais de informações e orientações sobre estudos nos EUA e estão espalhadas por todo o mundo.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br