Novos gestores do IFSertãoPE participaram de intensa semana de capacitação, em Petrolina

Ao longo desta semana, os novos gestores dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), acompanhados de suas equipes de Gabinete e direções de Administração e Ensino, participaram, em Petrolina, de uma capacitação promovida pela Reitoria do Instituto. Todos os novos diretores-gerais dos sete campi do IFSertãoPE participaram: do campus Petrolina, Clésio Jonas da Silva; do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Prates Lorenzo; de Salgueiro, Rônero Domingos; do campus Floresta, Iran Torquato; de Ouricuri, José Willams da Costa; de Serra Talhada, Isaías Lima e do campus Santa Maria da Boa Vista, Vanicleia da Silva.

A capacitação trouxe trocas de experiência e muito conhecimento aos novos gestores do IFSertãoPE

Durante os cinco dias de capacitação, foram abordados temas essenciais ao desenvolvimento do trabalho dos novos diretores enquanto gestores dos campi, como Gestão de Conflitos, Auditoria, Comunicação, Correição e Procuradoria, dentre outros. Todas as pró-reitorias do IFSertãoPE também tiveram momentos de apresentar suas pastas e as principais informações sobre seu funcionamento para os participantes.

Diversos setores do IFSertãoPE puderam esclarecer seu funcionamento aos novos gestores

Um dos participantes da semana de capacitação foi o novo diretor-geral do campus Serra Talhada do IFSertãoPE, Isaías Lima. Para ele, o evento foi fundamental para garantir o bom funcionamento e desenvolvimento da Instituição nos próximos anos. “Conhecemos cada setor mais profundamente e isso nos permitirá ter uma visão mais ampla e integrada da organização, facilitando a tomada de decisões estratégicas e a coordenação eficaz das atividades. Além disso, o curso de Gestão de Conflitos se mostrou essencial, uma vez que um ambiente acadêmico pode ser propenso a diferentes opiniões e interesses conflitantes. Saber lidar com essas situações de forma empática, assertiva e eficaz é crucial para manter um clima organizacional saudável e produtivo”, avaliou o novo diretor.

O curso de Gestão de Conflitos foi um dos pontos altos da semana de capacitação

Para o novo diretor-geral do campus Petrolina, Clésio Jonas, a capacitação foi muito importante pela troca de experiências e o aprofundamento dos conhecimentos sobre uma gestão participativa. “Foi de extrema importância participarmos desse momento. Para mim, além das trocas ocorridas ao longo da semana, a temática de Gestão de Conflitos foi especialmente interessante, pois trouxe ferramentas e metodologias para contornar possíveis conflitos na comunidade interna e externa ao Instituto”, destacou Clésio. Já o novo diretor-geral do campus Ouricuri, Willams Costa, falou sobre a integração com as novas equipes e diretores gerais dos outros campi. “Pudemos compartilhar ideias e vivências do dia a dia e aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento das diversas instâncias da Instituição. Isso possibilita que nós, os novos diretores-gerais, possamos fazer um trabalho alinhado aos propósitos do IFSertãoPE”, ponderou.

Jean Alencar, novo reitor eleito do IFSertãoPE, esteve presente na capacitação

Quem também participou ativamente da semana de capacitação foi o reitor eleito do IFSertãoPE e atual pró-reitor de Orçamento e Administração da Instituição, Jean Alencar, cuja posse deverá ocorrer em meados do próximo mês de abril. Ele avalia que o momento foi duplamente importante, tanto para integrar as novas equipes gestoras, quanto para aprofundar conceitos, responsabilidades e atividades de diversos setores da Reitoria. “Avalio que a semana foi muito proveitosa para todo mundo, especialmente o conhecimento em Gestão de Conflitos, uma vez que conflitos são muito comuns nos cargos que todos irão desempenhar. A participação de todos foi muito efetiva, com muitas trocas de experiências, resolução de dúvidas, e inclusive já saímos com outro momento de integração e capacitação como este em mente”, revela Jean. A capacitação foi realizada em uma sala da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br