IF Sertão-PE realiza noite de lançamento de livros de servidores com sessão de autógrafos

Há quem diga que escrever um livro e publicá-lo é o desejo silencioso de muitas pessoas. Se a escritura de uma obra – seja ela acadêmica, científica e/ou literária – é o objetivo de muitos, para algumas pessoas esse anseio representa a coroação de uma trajetória de vida, de sonhos ou de inquietações diversas. Para um grupo de servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), esse sonho tornou-se realidade na noite de ontem (28) no Espaço de Convivência do campus Petrolina, por ocasião do lançamento dos livros: "A efetivação do programa Proeja", de Marcos Uchoa; "Experiências com as TICs", organizado por Francisco de Oliveira; e "Sertanejus d Petrolina" [sic], publicação póstuma do professor Inacio Nogueira.

O Espaço de Convivência do campus Petrolina foi palco do lançamento dos livros

Além dos próprios autores ou responsáveis pelas publicações, a mesa de cerimônia foi composta pela reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Cícero Araújo. Durante a sessão de lançamento, também estiveram presentes amigos e familiares dos autores, entre alunos, ex-alunos e servidores, numa noite marcada por homenagens, música e autógrafos.

Em sua fala, o autor do livro “A efetivação do programa Proeja”, Marcos Uchoa, discorreu brevemente sobre os limites e desafios relacionados à implantação desse programa no âmbito do IF Sertão-PE, destacando o impacto positivo do Proeja para a Instituição por meio de uma pesquisa de campo. “A entrada da educação de jovens e adultos transformou a Instituição em vários sentidos, instaurando novas visibilidades e dizibilidades. E essa transformação que a gente deseja [abordar] com uma obra dessa”, declarou Uchoa.

O pedagogo Marcos Uchoa falou sobre o livro "A efetivação do programa Proeja"

O livro “Experiências com as TICs”, organizado pelo professor Francisco de Oliveira, é resultado de uma série investigações realizadas por diversos pesquisadores do IF Sertão-PE e de outras instituições de ensino, envolvendo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática docente. “A nossa obra trata basicamente de algumas experiências que nós fizemos utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação, mas de forma aliada à educação”, explicou Oliveira.

Autores do livro "Experiências com as TICs" também participaram do lançamento

Já a obra “Sertanejus d Petrolina”, publicação póstuma do professor Inácio Nogueira, aborda de forma literária os hábitos e costumes das comunidades rurais de Petrolina, com sua linguagem fortemente marcada pela oralidade e fonética peculiares ao povo sertanejo. Representado pelo filho, Newton Nogueira, também docente do IF Sertão-PE, o professor Inácio foi lembrado de maneira saudosa nas palavras do filho: “É como muito orgulho que eu estou aqui, em nome do meu pai, Inácio Batista Nogueira, e de todos os que fazem parte do IF Sertão-PE, que tornaram essa publicação possível”, afirmou. “Esse livro é escrito numa linguagem fonética, denominada pelo autor como ‘linguagem lógica’, e relata a visão de mundo pelas comunidades rurais no entorno de Petrolina”, descreveu Newton.

O professor Newton Nogueira representou o pai, Inácio Nogueira (in memorian), durante sessão de autógrafos

Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Cícero Araújo, parabenizou os autores e destacou o empenho dos demais envolvidos na publicação dos livros. Visivelmente emocionado, o pró-reitor relembrou de maneira saudosa a trajetória do professor Inácio, além de desejar sucesso à reitora recém-empossada, Leopoldina Veras, em sua gestão. “Desejo que a nova gestão dê continuidade a essas oportunidades, de forma que o Instituto possa prosseguir com essas publicações”, ressaltou Cícero.

Para a reitora, iniciativas como essa precisam ser cada vez mais valorizadas na Instituição. “Queremos incentivar essa produção e fazer com sejam lançados ainda mais livros por ano, pois temos um quadro de servidores que permeia mais de 800 pessoas”, destacou Leopoldina. “O Instituto não é apenas um local de trabalho, mas também um local onde se constroem relações que levaremos para a nossa vida”, afirmou.

Em seu discurso, a reitora Leopoldina Veras reiterou a importância da continuidade do incentivo à publicação de livros pelo IF Sertão-PE

O lançamento das obras teve continuidade com uma sessão de autógrafos dos autores e coquetel, ao som do quinteto de metais “Opará Brass” – grupo formado por estudantes do curso de Licenciatura em Música do campus Petrolina.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro