Após cerimônia de Transmissão de Cargo, Leopoldina Veras assume reitoria do IF Sertão-PE

Na noite desta sexta-feira (29), a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) vivenciou um momento histórico. Pela primeira vez, assumiu o cargo de reitora do Instituto, tendo sido democraticamente eleita por alunos e servidores em processo eleitoral legítimo realizado em dezembro de 2015, a professora Maria Leopoldina Veras Camelo. Em cerimônia realizada no auditório do Senai, como símbolo de transmissão do cargo, a nova reitora recebeu a pelerine (veste carregada de simbolismo no reitorado) das mãos seu antecessor, o ex-reitor pro tempore Adelmo Santana.

A nova reitora recebe das mãos de professor Adelmo Santana a pelerine e a borla

Além da presença em peso da comunidade escolar, diversas instituições e autoridades enviaram representantes para felicitar a nova reitora. Os ex-reitores da Instituição, Sebastião Rildo e Ivaldo José da Silva, também prestigiaram a cerimônia. O evento teve início com uma apresentação cultural organizada pelo curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE.

A diretora-geral do campus Floresta afirmou que acredita em um Instituto grande

Em seguida, em nome do Conselho Superior do IF Sertão-PE, a diretora-geral do campus Floresta, Vera Lúcia Filha saudou Leopoldina com um breve discurso. “É uma grande emoção estar presente nesta cerimônia. Em nome de todos os colegas do Conselho e dos diretores de campi, reafirmo que estamos aqui para somar, pois acreditamos em um Instituto Federal do Sertão Pernambucano grande e forte”, afirmou.

Discurso do ex-reitor enalteceu o trabalho dos colegas que dividiram trajetória

Em seu pronunciamento, o professor Adelmo Santana destacou o fato de ter sido uma mulher a primeira pessoa eleita democraticamente para conduzir o Instituto. “Este momento assinala o encerramento de mais uma gestão pela qual passou essa casa. Cabe-nos agradecer ao Pai Celestial e aos colegas que dividiram esta trajetória a oportunidade de ter chegado até aqui, com a certeza de ter dedicado parte significativa de nossas vidas à honrosa tarefa de conduzir esta Instituição ao patamar em que hoje se encontra”, afirmou.

Passado e futuro: os três ex-reitores da Instituição prestigiaram a nova reitora

Adelmo Santana demonstrou confiança em nova etapa de sucesso e desenvolvimento institucional.  “Magnífica reitora, sinto-me feliz em repassar-lhe esta responsabilidade, pois tenho certeza de que sua competência, sensibilidade e compromisso profissional a levarão a atender e priorizar a população sofrida de uma região que, apesar das dificuldades, ousa sonhar com melhores condições de vida. O caminho para isso é a educação perpassando pela profissionalização. Deus a ilumine e a ajude a conduzir o IF Sertão-PE na conquista de novos horizontes, consolidando-se como referência naquilo a que se propõe: contribuir para o desenvolvimento do Nordeste e do país”, finalizou. O ex-reitor pro tempore Ivaldo José da Silva discursou em nome das autoridades componentes da mesa de honra. “Fico muito feliz de estar presente neste momento, em que um clima de união de forças toma conta da comunidade acadêmica desta Instituição tão querida para mim. Que possam superar dificuldades, evoluir cada vez mais e continuar atendendo a demanda desta grandiosa região”, afirmou.

O discurso da nova reitora conclamou os servidores a melhorar a Instituição

Em um discurso bastante aguardado e cheio de emoção, Leopoldina Veras comemorou a conclusão de um processo democrático legítimo e agradeceu os esforços e o trabalho de todos os servidores e gestores do Instituto. “Tenho me emocionado pela maneira como venho sido recebida em cada setor. Agradeço a todos pela confiança em mim depositada para levar o IF Sertão-PE para muito além do nosso Sertão Pernambucano. Sabemos que temos diante de nós diversas limitações e desafios, mas peço a todos que façamos um esforço colaborativo para que possamos juntos criar novas dinâmicas institucionais e nos tornar melhores do que já somos. Peço ainda que vocês não deixem a nossa gestão seguir numa horizontalidade contínua, pois acredito que devemos sempre estar em ascensão”, ressaltou.

A reitora anunciou os novos pró-reitores

Finalizando a cerimônia, a nova reitora aproveitou ainda para anunciar publicamente os nomes dos servidores que ocuparão as pró-reitorias. “Quero deixar claro que estes servidores assumirão em caráter interino. Com o tempo e com a participação da comunidade acadêmica, encontraremos juntos, dentre tantas e tantas opções de perfis competentes, a melhor forma de escolher nossos pró-reitores”, esclareceu.

Reitora posa com seus pró-reitores anunciados durante cerimônia

Foram anunciados os seguintes nomes: para a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, o professor Alexandre Correia, do campus Petrolina. Para a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, a professora Débora Anjos, do campus Petrolina. Para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o professor Ricardo Bitencourt, também do campus Petrolina. Para a Pró-Reitoria de Ensino, a professora Maria Marli Melo, do campus Salgueiro. E para a Pró-Reitoria de Administração, o professor Jean Carlos Alencar, do campus Ouricuri. Após o anúncio, a cerimônia foi encerrada e a reitora recebeu servidores e convidados em um coquetel.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br