Reitora do IF Sertão-PE conversa com o diretor da Amazon Produce Network sobre programa de estágio nos Estados Unidos

A reitora Leopoldina Veras reuniu-se na tarde desta quinta (05) com o diretor da empresa Amazon Produce Network, Gilmar Melo. A empresa com sede nos Estados Unidos oferece estágios para estudantes dos cursos técnicos de Agricultura e Agroindústria e dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Agronomia em seis dos sete campi da instituição. A reunião contou com as presenças do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt; de dois ex-assessores de Relações Internacionais da instituição, Jeziel Junior (atual diretor do campus Santa Maria da Boa Vista) e Marcos Masutti, professor do campus Petrolina Zona Rural; do psicólogo do IF Sertão-PE, Péricles Nóbrega, que acompanha os/as estudantes no processo de adaptação no país estrangeiro e da gestora de gabinete da Reitoria, Solange Gomes.

Reunião com diretor da Amazon Produce Network teve como pauta a avaliação do programa de estágio nos EUA.

O objetivo do encontro foi avaliar o programa de estágio oferecido pela empresa em parceria com a instituição. Dentre os temas discutidos, foram apresentadas propostas para a melhoria do desempenho dos alunos e alunas durante o período de experiência nos EUA, alternativas para estreitar as relações entre o IF Sertão-PE e o consulado americano, possibilidades de ampliação da permanência no país por meio da mudança na categoria do visto, proposta de inclusão dos alunos e alunas do campus Serra Talhada no processo seletivo, dentre outras propostas para a melhoria do programa.

Diretor da Amazon Produce Network anunciou melhorias na remuneração dos participantes do programa.

De acordo com o diretor e fundador da Amazon Produce Network, Gilmar Melo, houve uma mudança para melhor no âmbito da remuneração dos estagiários, tendo em vista que o governo americano entendeu que a atividade deve ser indexada com base no salário mínimo americano, o que ampliou os ganhos e a capacidade de poupança dos/as estagiários/as, que ainda contam com moradia, alimentação, assistência à saúde, automóvel e combustível à disposição para deslocamentos em solo americano. O diretor do campus Santa Maria da Boa Vista, Jeziel Junior, lembrou ainda que houve um grande avanço na questão de gênero, no que tange a inclusão das alunas, tendo em vista que no início do programa apenas estudantes do sexo masculino podiam participar da seleção. Este ano, um total de 17 estudantes do IF Sertão-PE devem viajar para os EUA como participantes do programa e a expectativa é que esse número possa ser ampliado nos próximos anos.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br