IF Sertão-PE, Univasf, UPE, Uneb e Facape homenageiam Geraldo Azevedo

Na noite desta quinta-feira (5), o auditório do campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE) se transformou em um palco de homenagens ao músico Geraldo Azevedo. Na composição da mesa de honra, representantes das Instituições de Ensino Superior e da Câmara de Vereadores de Petrolina entregaram certificados e títulos ao ilustre compositor de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB).

A reitora Leopoldina destacou o pioneirismo do Instituto Federal ao implantar, há seis anos, o curso de Licenciatura em Música

Presente à cerimônia, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) foi representado pela reitora Leopoldina Veras, que entregou o certificado de Honra ao Mérito ao músico petrolinense, e pela servidora Solange Gomes e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, que acompanharam a entrada de Geraldo Azevedo no ato solene de entrega das honrarias.

“Estar nesse circuito de reconhecimento de grandes nomes, como o do músico Geraldo Azevedo, só mostra a força institucional que o Instituto tem, uma instituição que carrega o sertão em seu nome e que tem sido um atrativo a todos os estudantes que querem ter uma formação”, destacou Ricardo, um dos autores do livro-homenagem ao músico “Um Geral-do Brasil: Histórias de Um Menino Ribeirinho”, organizado pelo professor Juracy Marques, e que conta com a participação dos jornalistas Edilane Ferreira, Jota Menezes e Emanuel Andrade, além da professora Joelma Conceição Reis.

Um auditório lotado acompanhou atentamente o discurso de Geraldo Azevedo

Em seu discurso de entrega do certificado de Honra ao Mérito - em reconhecimento público pela atuação de Geraldo Azevedo no âmbito da MPB, ao conferir destaque, em sua obra, à identidade cultural ribeirinha do Vale do São Francisco – a reitora Leopoldina ressaltou as mudanças provocadas na realidade da região pela presença marcante e inspiradora do músico. “Geraldo Azevedo tem uma influência muito grande na vida das pessoas e eu acredito que o fato de o próprio curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE ter sido uma demanda apresentada pela sociedade é por conta dos talentos que foram alimentados por profissionais como Geraldo Azevedo”, destacou ela.

Contagiado pelas homenagens, Geraldo Azevedo relembrou as pessoas que marcaram a sua trajetória e embalaram os seus sonhos na juventude. “Meu sonho era se formar e ser um doutor. Quando eu saí de Petrolina, só tinha o Ginásio Dom Bosco. Talvez, se fosse agora, eu não teria saído daqui não. A música realizou todos os meus sonhos e realizou outros, como o de ser doutor”, recordou o músico, sob os aplausos de um público entusiasmado, que o ajudou a finalizar o discurso entoando um de seus clássicos, a música “Dia Branco”.

A reitora Leopoldina entrega o certificado de Honra ao Mérito ao músico Geraldo Azevedo

A solenidade fez parte da programação do 3º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que encerra nesta sexta-feira (6).

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br