Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Centro de Processamento de Dados do IF Sertão-PE tem capacidade de armazenamento ampliada

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IF Sertão-PE inaugurou, no dia 23 de junho, a reestruturação do Data Center (Centro de Processamento de Dados) da instituição. Novos equipamentos foram adquiridos e o Centro ganhou uma estrutura elétrica redundante, ou seja, passou a funcionar com dois no-breaks (equipamentos que têm a capacidade de manter a alimentação do sistema em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica pela concessionária). Na prática, isso significa que caso um dos equipamentos apresente alguma falha durante a falta de energia, a deficiência será imediatamente suprida pelo equipamento sobressalente.

 

Novo Centro de Processamento de Dados do IF Sertão-PE ampliou a capacidade de processamento e armazenamento de dados da instituição.

O sistema de refrigeração do ambiente também foi melhorado, com a aquisição de mais um equipamento de ar-condicionado, e novos servidores de rede de alta capacidade foram instalados. Com a reestruturação, houve um aumento da capacidade de processamento e armazenamento de dados, bem como da segurança do sistema como um todo. O gestor da DGTI, Hamilton Júnior, aponta as vantagens da mudança. "O novo Data Center está apto a oferecer à comunidade sistemas de grande porte, como a gestão eletrônica de documentos, que passou a ser exigida pelo Decreto Federal 8.539/2015, e o Sistema Único de Administração Pública (SUAP), que irá centralizar todas as rotinas administrativas, sistemas de armazenamento online e outras demandas administrativas", explicou Hamilton.

O diretor afirmou ainda que o objetivo é permitir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para a organização, garantindo a continuidade das atividades. O Decreto Federal 8.539/2015, citado pelo diretor, tem como objetivos assegurar eficiência, eficácia e efetividade das ações do governo, promover segurança, transparência e economicidade, ampliar a sustentabilidade ambiental e facilitar o acesso do cidadão às instâncias administrativas. O trabalho de reestruturação promovido pela DGTI, cujos benefícios atingem toda a instituição, contou com a participação dos servidores Hermes Siqueira e Douglas Iuri, além do estagiário David, e teve o apoio do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sertão-PE, Alexandre Correia.

 

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350