IF Sertão-PE obtém aprovação de projetos em chamada pública do CNPq

Dois projetos submetidos por professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) foram aprovados recentemente em uma chamada pública realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas foram enviadas pelos docentes Fábio Freire, do campus Petrolina Zona Rural, e Iran Torquato, do campus Floresta.

O professor Fábio Freire, um dos autores do projeto “CVT [Centro Vocacional Tecnológico] Agroecologia: Laboratório de Agentes de Desenvolvimento Sustentável”, explica que o objetivo da proposta é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo CVT, inaugurado em 2014 no campus Petrolina Zona Rural. “Esta proposta de manutenção potencializa as ações que foram continuadas focando na formação de 60 agentes de desenvolvimento sustentável, que atuarão de forma supervisionada na realização de dias de campo, aulas práticas e visitas, oferecendo assessoria técnica junto a 53 famílias de agricultores agroecológicos e à comunidade em geral”, destaca Fábio.

De acordo com ele, as metas do projeto incluem alcançar um público de 2.560 estudantes, 64 professores, 465 agricultores e 20 técnicos. “Serão realizadas oito pesquisas sobre a produção agroecológica nas seguintes áreas: adubação verde, cobertura do solo, biofertilizantes, compostagem, revitalização de solos degradados, controle de plantas espontâneas e aproveitamento dos gases da biodigestão”, exemplifica. Atualmente, o CVT em Agroecologia conta com uma equipe multi e interdisciplinar composta por servidores e estudantes do campus Petrolina Zona Rural, sob a coordenação dos professores Fábio Freire e Silver Jonas.

Já o projeto “Semeando a Agroecologia e a Sustentabilidade no Sertão Pernambucano”, submetido pelo professor Iran Torquato, tem como objetivo a implantação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) no campus Floresta do IF Sertão-PE, com início das atividades previsto para agosto deste ano. Segundo ele, além de demonstrar como funciona um sistema agroecológico na prática, a proposta do NEA é incentivar a produção e o manejo sustentável de animais, diminuindo os impactos ambientes ocasionados pela agricultura e pecuária convencionais.

“A preocupação com a sustentabilidade ambiental vem ganhando força nos últimos anos. A agricultura e a pecuária são apontadas como causadoras de grande impacto ambiental, principalmente pelos desmatamentos, uso predatório dos recursos ambientais e poluição através do uso incorreto dos produtos químicos”, explica Iran. “Os sistemas agroecológicos têm sido uma alternativa viável a ser adotada no campo, priorizando o respeito à diversidade cultural e biológica e promovendo o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirma.

Ambos os projetos foram aprovados por meio da chamada pública nº 02/2016 do CNPq, a qual teve como objetivo selecionar propostas de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional relacionadas à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção. Ao todo, foram selecionados 44 projetos de universidades e Institutos Federais (IFs) de todo o Brasil.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro