Alunos do campus Petrolina apresentam pautas de reivindicações à Reitoria

Na amanhã desta terça-feira (18), alunos do campus Petrolina do IF Sertão-PE  paralisaram as aulas e realizaram uma manifestação na Reitoria da instituição.  As principais pautas de reivindicações foram orçamento 2017, PEC241 e Reforma do Ensino Médio. Na ocasião, os estudantes foram recebidos pelo pró-reitor de Orçamento e Administração e também reitor em exercício, Jean Carlos, além dos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia e de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt.

Gestores dialogam com os alunos sobres as reivindicações apresentadas

Durante a reunião, os pró-reitores ressaltaram que a instituição  reconhecia o movimento e destacaram que o posicionamento oficial  da gestão em relação à PEC241  e à Reforma do Ensino Médio foi emitido conjuntamente com dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através da Carta de Vitória disponível aqui.

Em relação à assistência estudantil para 2017, o reitor em exercício disse que o montante  para essa ação irá aumentar em relação ao ano anterior, em virtude do acréscimo de alunos matriculados. Contudo, o valor por estudante reduzirá em torno de 15%. Sobre o orçamento geral, Alencar falou que ainda não está definido, pois ainda será votado no Congresso Nacional, mas existe a possibilidade de redução de R$ 6 milhões para custeio e o aumento de 10 milhões para investimento, em relação a 2016.

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras  está em viagem até a próxima sexta-feira (21)  para participar da reunião  do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) , mas já deixou acordado com os alunos um encontro, após seu retorno.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br