Comitê de Ética do IF Sertão-PE recebe visita de representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Na manhã da terça-feira (22), O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IF Sertão-PE recebeu a visita de representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde. A visita teve uma finalidade educativa e de vistoria e contou com as presenças do professor do campus Ouricuri, Cristiano Silva, coordenador do Comitê, além do secretário administrativo e servidor da Reitoria, Marcos Antonio, do membro do Comitê, Roberto Remígio, professor do campus Petrolina Zona, e do representante dos usuários, Edvaldo Landim, que é membro do Conselho Municipal de Saúde.

Representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) em visita ao IF Sertão-PE.

Para o professor Cristiano Silva a reunião teve um saldo positivo em relação às ações que o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IF Sertão-PE vêm realizando: "a reunião teve objetivo fortalecer a relação do Sistema Cep/Conep, ou seja, dos comitês de ética com o Conselho Nacional de Ética, pra melhorar cada vez mais o nosso trabalho de preservar as pessoas envolvidas na pesquisa, pois o primeiro objetivo de todo comitê de ética é fazer com que nenhuma pessoa envolvida na pesquisa seja lesada por qualquer motivo".

O professor Cristiano lembrou ainda que, paulatinamente, está aumentando esse interesse pela ética na pesquisa. Nesse ponto, o IF Sertão-PE está entre as primeiras instituições a instituírem um Comitê de Ética específico para as pesquisas com humanos. Quanto à avaliação feita pelos membros do Conep, o professor afirma que, embora o relatório da visita só seja emitido daqui a aproximadamente um mês, esse primeiro contato foi animador,a impressão inicial foi positiva: "apesar de sermos um comitê de ética jovem, temos apenas um ano de caminhada, já avançamos em muitos pontos, mas, é claro, tem alguns detalhes que precisam ser melhorados e os representantes do Conep nos passaram tudo direitinho".

Além da questão da participação e da escolha dos membros do Comitê, os emissários do Conep enfatizaram a importância da participação do representante do Conselho Municipal de Saúde no Comitê. "Os avaliadores também focaram na questão da elaboração do parecer de pesquisa e os diversos pontos que um parecer deve contemplar. E eles esclareceram ainda questões como objetivos, financiamento de pesquisa, os benefícios de contar com o parecer de pesquisa e os riscos de não providenciá-lo. Por fim, o coordenador lembra que o protocolo de pesquisa não é complicado e que existe no próprio site institucional um espaço destinado ao Comitê de Ética do IF Sertão-PE, com diversas informações.

O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do IF Sertão-PE conta com 22 membros e a escolha dos membros atualmente é feita pela Direção de Ensino da cada campus. O coordenador do CEP lembra ainda que o Comitê deve ser interdisciplinar e multicampi: "nós temos dois representantes de cada campus, das diversas áreas, biologia, química, física, sociologia, história e os demais". Por fim, o professor Cristiano lembra ainda que todas as pesquisas realizadas com seres humanos na instituição devem passar pelo Comitê, mas tranquiliza os pesquisadores no sentido de afirmar que o papel dos Comitês não é o de atrapalhar o andamento da pesquisa, mas de resguardar os pesquisadores de futuros aborrecimentos, inclusive em âmbito legal.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br