Capacitação na área da internacionalização dos Institutos Federais contou com a presença de professores de diversas regiões do país no campus Petrolina

O campus Petrolina do IF Sertão-PE sediou, nos dias 29 e 30 de novembro, o curso de capacitação em Português como Língua Adicional (PLA), que reuniu professores e assessores internacionais de Institutos Federais de diversas regiões do país. O curso é parte da política de idiomas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e visa aprimorar as didáticas de ensino da língua portuguesa para estrangeiros que participam de intercâmbios no Brasil, em parceria com os Institutos Federais.

Professora Daniele Veiras apresentou o conteúdo e a estrutura didática referente ao curso Português como Língua Adicional (PLA), disponibilizado na plataforma moodle.

A capacitação foi promovida pelo Fórum de Relações Internacionais das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ligada ao Conif. A professora Daniele Veiras, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, apresentou o conteúdo didático do curso, disponibilizado no sistema e-tec para cursos a distância do MEC. Ela aponta a demanda por essa qualificação no âmbito da internacionalização dos Institutos: "na verdade, nós temos hoje no Brasil uma demanda de estrangeiros que vêm para cá estudar, e aí pra ingressar em uma instituição de ensino superior, a prova de proficiência em língua portuguesa como língua estrangeira é uma exigência, eles têm que ser aprovados nessa prova, é uma condição pra que eles permaneçam estudando aqui".

Professores do IFAL, IFAM, IFTO, IF Sul-rio-grandense, dentre outros IFs do Brasil, além de professores de português do IF Sertão-PE, participaram da capacitação no campus Petrolina.

A professora Daniele elencou ainda outras motivações para a capacitação, pois, segundo ela, "tem gente que vêm para o Brasil por questões profissionais e algumas empresas exigem certificação de competência na língua portuguesa. O exame de certificação, cujo conteúdo foi tratado aqui, é o único exame reconhecido pelo governo federal".

Já a professora Andréa Fonseca, que apresentou a plataforma moodle e também do Instituto Federal Sul-rio-grandense, elogiou o formato da capacitação em oficina, que, segundo ela, permitiu uma prática mais eficiente da plataforma de ensino e aprendizagem utilizada no curso: "foi importante por que os professores puderam praticar a tecnologia da plataforma, no sentido de depois proporcionar pra futuras turmas de idiomas online com mais qualidade. Ela elogiou a turma que participou da capacitação no IF Sertão-PE: "essa capacitação foi uma das bonitas que eu já participei na Rede Federal. O pessoal esteve super atento, mostrou-se muito integrado e fez perguntas superpertinentes sobre a ferramenta e os conteúdos", concluiu.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro