Ministro da Educação vem a Petrolina e libera verbas para o IF Sertão-PE

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve na manhã desta segunda-feira (17), em Petrolina/PE, onde anunciou a liberação de verbas públicas destinadas a instituições da rede municipal de ensino e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em evento que ocorreu na Fundação Nilo Coelho. Em relação ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano, foi anunciada a inauguração da quadra do campus Petrolina Zona Rural e a liberação de recursos para o pagamento dos bolsistas do projeto institucional Academia Hacktown; para aquisição de mobiliário e equipamentos de climatização a serem instalados no novo auditório do campus Petrolina, que tem previsão de ser inaugurado ainda em 2019; e para instalação de mobiliário, equipamentos de laboratório e ares-condicionados no campus Ouricuri.

Reitora Leopoldina Veras falou aos presentes sobre a importância do Instituto Federal para o desenvolvimento do sertão pernambucano

Ainda estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o senador Fernando Bezerra Coelho, que convidou o ministro Weintraub para vir a Petrolina, representantes do MEC e outros políticos da cidade e da região. Por parte do IF Sertão-PE, além da reitora Leopoldina Veras, estiveram presentes o pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Alencar, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, a pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, os diretores-gerais dos campi Petrolina, Fabiano Marinho, Petrolina Zona Rural, Jane Perez, e Ouricuri, Rejane de Oliveira, além dos professores Fábio Cristiano e Danielle Juliana, que atuam no projeto Academia Hacktown.

Recursos liberados pelo MEC são provenientes de verbas extra orçamentárias do Ministério

Petrolina é o primeiro município brasileiro a receber uma visita oficial do atual ministro da Educação. Em entrevista concedida ao final do evento, Abraham Weintraub disse que as verbas do MEC serão priorizadas para a educação básica, a educação fundamental e o ensino técnico, que de acordo o ministro, “são as áreas em que há maior retorno para a sociedade”. Em suas palavras, a reitora Leopoldina Veras destacou a abrangência do Instituto Federal, legitimada pela presença dos seus sete campi no semiárido pernambucano, que anualmente formam jovens e adultos preparados para o mercado de trabalho.

Alunas da Academia Hacktown, as crianças Bruna e Maria Eduarda demonstraram ao ministro Abraham Weintraub um dos equipamentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem da programação e da robótica

A reitora também fez uma menção especial à Academia Hacktown, projeto idealizado há cerca de três anos, com a coordenação do professor Fábio Cristiano, que tem incentivado os primeiros passos de centenas de crianças e jovens no universo da programação e da robótica, sendo a primeira escola pública de robótica do Brasil. A reitora endossou publicamente a esperança de que o projeto possa ter continuidade por um longo período. “Temos a expectativa de que esse projeto continue, pois ele vem promovendo uma mudança na realidade das nossas crianças”, assinalou.

Petrolina foi a primeira cidade visitada por Abraham Weintraub desde que o ministro assumiu o cargo, no início de abril.

De acordo com o pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Alencar, “os recursos liberados para o IF Sertão-PE são na ordem de R$ 3,65 milhões, dos quais, R$ 150 mil serão destinados ao pagamento dos bolsistas da Academia Hacktown, o que garante a manutenção do projeto até o final deste ano. Quanto aos R$ 3,5 milhões restantes, serão divididos entre os campi Petrolina e Ouricuri”. O pró-reitor afirmou ainda que a verba anunciada nesta segunda-feira é proveniente de recursos extra orçamentários, não havendo relação com os recursos retidos pelo MEC em função do contingenciamento anunciado pelo governo.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br