A Escola do Vinho é o berço das grandes ideias que movimentam o curso de Viticultura e Enologia do IFSertãoPE. Desde a sua inauguração, em 2005, o espaço contempla os principais componentes de uma vinícola, possibilitando todo o aparato de uma unidade produtiva, o que é fundamental para a obtenção de conhecimentos práticos na área. Além disso, toda a estrutura física, os maquinários, insumos e a câmara fria permitem que a Escola do Vinho atue, também, em contratos de cooperação técnica que abrangem dos mais simples aos mais ambiciosos projetos relacionados à cadeia de produção vitivinícola.

Entre as vantagens que tal unidade produtiva fornece aos discentes e ao escopo de atuação do curso, pode-se destacar duas: a primeira é a viabilidade de programar atividades práticas sempre que necessário. E a segunda é trazer situações comuns à indústria de vinhos, sucos e derivados, explorando simultaneamente a resolução de problemas e a utilização correta dos principais equipamentos vínicos. Tudo isso enaltece as potencialidades da Escola do Vinho e contribui na formação de profissionais verdadeiramente preparados para atuar no setor.

Outro ponto de destaque é a presença de um laboratório próprio para realização de análises físico-químicas. Este opera de forma necessária para efetuar o controle de todas as etapas da elaboração do vinho e seus derivados.

A utilização da Escola do Vinho está vinculada às principais disciplinas que compõem a grade curricular específica do curso de Viticultura e Enologia.

Escola do Vinho no Instagram

Campus Petrolina Zona Rural