FEIRA SERTÃO DE VINHOS

O projeto de ensino Feira Sertão de Vinhos tem como objetivo promover uma exposição de vinhos desenvolvidos por estudantes do curso de Viticultura e Enologia, convidando o público para conhecimento e degustação orientada. Durante o evento, os próprios alunos apresentam rótulos elaborados durantes as aulas e também de empresas parceiras, visando o incentivo à prática na formação dos estudantes e o fomento à cultura do vinho na região. A ideia é que sejam realizados, ainda, oficinas e workshops sobre o universo da Viticultura e Enologia, ministrados pelos discentes e orientação dos professores.

Feira Sertão de Vinhos tem como coordenadores os professores Ana Paula André Barros, Elis Tatiane da Silva Nogueira, Euclides Francisco dos Santos Neto e Manoel Pedro da Costa Noronha Júnior e envolve as seguintes disciplinas: Regiões vitivinícolas brasileiras, Enologia I, Enologia II, Enologia IV, Enoturismo, Análise Sensorial I, Análise Sensorial II, Microbiologia enológica, Enogastronomia, Controle de Qualidade, Economia Rural, Administração, Marketing, comercialização e logística e Empreendedorismo.

O projeto teve início em 2022 e tem periodicidade anual, sendo sempre realizado no primeiro semestre.

É COISA DE ENÓLOGO

O projeto de ensino É coisa de Enólogo tem como objetivo proporcionar ao estudante uma visão mais ampla sobre a profissão, através de palestras imersivas, visitas técnicas e workshops. A expectativa é contar, sempre que possível, com a participação de vinícolas locais, profissionais e empresas ligados à área da Viticultura e Enologia, podendo, até mesmo, expandir seus horizontes para outras regiões vitivinícolas brasileiras.

Durante o evento, os estudantes poderão tirar dúvidas e estabelecer laços com profissionais atuantes do setor vitivinícola. Além do mais, haverá envolvimento dos alunos com a escolha das temáticas e também com a execução de algumas atividades pré-estabelecidas para configuração de cada nova edição. O projeto tem como meta ampliar a visão prática da profissão para os estudantes e fomentar a as potencialidades vinculadas ao profissional enólogo.

É coisa de Enólogo tem como coordenadores os professores Ana Paula André Barros, Elis Tatiane da Silva Nogueira, Euclides Francisco dos Santos Neto e Manoel Pedro da Costa Noronha Júnior e envolve as seguintes disciplinas: Regiões Vitivinícolas Brasileiras, Enologia I, Enologia II, Enologia IV, Enoturismo, Análise Sensorial I, Análise Sensorial II, Microbiologia Enológica, Enogastronomia, Controle de Qualidade, Economia Rural, Administração, Marketing, Comercialização e Logística.

O projeto teve início em 2022 e tem periodicidade semestral, podendo acontecer inclusive mais de uma vez por semestre.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49