O IFSertãoPE desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, visando o seu desenvolvimento, e reconhece que a educação profissional e tecnológica vai além de preparar as pessoas para o mercado de trabalho. É essencial perceber os alunos como agentes capazes de promover uma educação que permita a cada indivíduo expandir sua capacidade de criar conhecimento por meio de uma interação ativa com a realidade. Ao imergirem em seu contexto pessoal, esses indivíduos devem identificar e analisar o que já é conhecido, investigar o desconhecido para compreendê-lo e contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Projetos de Pesquisa Cadastrados na CPIP - Campus Petrolina Zona Rural com estudantes do curso de Viticultura e Enologia

NOME DO PROJETO

ORIENTADOR

ALUNO

MODALIDADE

Edital n° 13/2022

Podcast Novos Talentos Rádio WebZR

Gabriel Kafure da Rocha

Catarina Santos da Silva

PIBIC/CPZR

Edital n° 30/2022

A Filosofia da Capoeira Angola no Vale do São Francisco - Uma etnografia de Espaços Não Formais de Educação

Gabriel Kafure da Rocha

Natasha Torres do

Nascimento Guimarães

PIBIC CNPq - CPZR

Desenvolvimento De Um Sistema Inteligente No Monitoramento De Tripes Em Videira

Andrea Nunes

Moreira De Carvalho

Doyglas Rafael Sales

Marques

PIBITI/CNPq

CPZR

Edital n°15/2023

Desempenho produtivo e composição do leite de cabras leiteiras, sob diferentes níveis de inclusão de farinha de uva na diet

Tatiana Neres

Mariana Gabrieli Dias dos Santos

PIBITI (superior)

Design Vitivinícola: Construção de uma identidade visual

Rosemary Barbosa

Joel Barros da Conceição

PIBITI (superior)

Edital n°81/2023

Otimização da elaboração de hidromel com adição de resíduos orgânicos de uva: Estudo de viabilidade e caracterização química.

Elis Tatiane da Silva Nogueira

Viviane Kelly de Lira Quintas

PIBIC (superior)

Transformando uvas de descarte ‘brs vitória’ em vinhos espumantes: uma nova alternativa para o setor vitivinícola