-
Última Atualização: 18 Dezembro 2018
-
Criado: 18 Dezembro 2018
-
Acessos: 2602
Minicursos estimulam a enogastronomia com vinhos e pratos regionais
Harmonizar comidas e queijos regionais com vinhos também elaborados na região do Vale do São Francisco, estimulando a enogastronomia. Aprender sobre a importância do serviço do vinho. Estes foram os principais temas abordados durante o último dia da III Semana do Enólogo, realizado na última sexta-feira (14), no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
Professor Francisco Amorim ministrou minicurso "Serviço de Vinhos"
Os minicursos Cozinha Interativa, Elaboração e Harmonização de Queijos e Vinhos e Serviço de Vinhos mostraram, na prática, o quanto a região é rica em possibilidades na área e o quanto ainda pode ser explorada.
Wesley, Clara e Naian são formados em Gastronomia e estudantes de Viticultura e Enologia e apresentaram a Cozinha Interativa. No menu, caldo de carne do sol com abóbora e espumante rosé, baião de dois cremoso e composta de cebola roxa com vinho tinto syrah e de sobremesa cartola, harmonizado com espumante demi-sec
Do menu, exibido pelos chefs e também estudantes de Viticultura e Enologia do IF Sertão-PE, Naian Nascimento, Clara Machado e Wesley Honorato, à harmonização dos queijos fabricados na própria Agroindústria do campus, o evento manteve a proposta de desmistificar o vinho como bebida que só pode ser degustada em ocasiões especiais e alimentos específicos.
Minicurso de Harmonização de queijos elaborados na Agroindústria com vinhos da região, ministrado pelas professoras Carla Padinha e Érika Samantha
“O vinho é para ser uma bebida para qualquer momento, para qualquer hora então esse evento foi muito importante por isso. A importância para os alunos de Viticultura e Enologia é crescer profissionalmente e mostrar o que o Vale do São Francisco, o que a Escola do Vinho, o IF Sertão-PE podem proporcionar para eles em relação ao mundo da enologia”, afirmou a estudante Marjorie Isabela.
Rota do Vinho e Encontro de Egressos encerraram a programação do evento
Para a Naian Nascimento, o evento foi enriquecedor. “Foi um prazer juntar a Enologia e a Gastronomia, já que aqui no Nordeste a gente não tem tanta cultura de vinho. É importante que as pessoas entendam que a nossa gastronomia é muito rica, e pode ser harmonizada com qualquer tipo de vinho”, disse.
A programação do evento foi encerrada com a Rota do Vinho e Encontro de Egressos, realizada na Escola do Vinho.